A NOSSA LOJA
A NOSSA LOJA
A Ourivesaria Teles é uma loja cujo legado foi construído, desde sempre, pela mesma família.

Foi fundada em 1928 por António Cabral Teles. Nascido a 4 de Novembro de 1898, em Alfama, veio para os Açores como amador de teatro e estabeleceu-se como ourives de prata, actividade que, inicialmente, foi exercida entre a Terceira (desde sempre nas actuais instalações) e S. Miguel, acabando por se radicar definitivamente cá na ilha.
Dedicando-se, nos seus primórdios, apenas à actividade de ourives de prata, com o desenrolar do negócio contratou relojoeiros do continente, aprendeu a arte da relojoaria e a sua comercialização também se tornou realidade.

Em 1943 entram para a empresa os filhos Arlindo Dias Teles e Humberto Dias Teles que naturalmente começaram a aprender o ofício, até que, em 1949, tomaram as rédeas do negócio com a morte do seu pai.

Já em 1957, iniciaram a efectiva comercialização do ramo de Ourivesaria.
Em 1969 é adoptada a constituição jurídica: a sociedade por quotas António Teles Herdeiros, Lda.

Em 1984 falece o sócio Humberto Dias Teles e a respectiva quota é adquirida por Deolinda Maria Bettencourt de Freitas Teles, passando a totalidade do capital da empresa para a posse da família de Arlindo Dias Teles.
A partir desta data, já com a colaboração dos filhos, assiste-se a um forte esforço de investimento para modernizar e restruturar a empresa, cuja postura e objectivos se mantêm até à actualidade.

Em 1992, com o falecimento da mãe, entram para a sociedade os filhos Lurdes Maria de Freitas Teles Pereira, Duarte Manuel de Freitas Teles, Miguel António de Freitas Teles e Arlindo Paulo de Freitas Teles.
No ano de 1998 festejam-se múltiplos aniversários:
– 100 anos do nascimento do fundador;
– 70 anos de existência da empresa;
– 55 anos de dedicação do percursor Arlindo Dias Teles à empresa e à sua profissão.
No ano 2000 foi desenvolvido um projecto de investimento que levou a uma completa e profunda remodelação da loja e da empresa. Nesse ano, a 16 de Outubro, falece Arlindo Dias Teles e os destinos da empresa prosseguem com os seus filhos, já na 3.ª geração da família.

Em 2001, a 11 de Novembro, inaugura-se uma nova iniciativa: a abertura de uma loja na vila de Velas em S. Jorge, num investimento conjugando várias sinergias, reproduzindo a imagem da loja-sede, com inovação e tecnologia em permanente comunicação com Angra do Heroísmo.
Em Abril de 2003, celebra-se um notável marco de longevidade: o 75.º aniversário! São as “Bodas de Diamante” da Ourivesaria Teles, a mais antiga ourivesaria da ilha Terceira e a 2.ª mais antiga dos Açores!

Na passagem do 80.º Aniversário (em 2008), a empresa levou por diante um investimento arrojado apostando na criação de 2 novos conceitos comerciais inovadores e diferenciadores, num edifício adquirido no centro de Angra do Heroísmo.
São as marcas “Teles – Momentos com Valor” e
“Horas & Objectos – Momentos com Estilo”.
A primeira assume-se como um espaço moderno, socializador e vocacionado para joalharia clássica sofisticada, joalharia de moda, joalharia de coleção, incluindo jóias inspiradas na natureza dos Açores, nomeadamente nos arbustos endémicos, usando materiais como o basalto e o vidro vulcânico.
A segunda marca trata-se boutique inovadora, dinâmica e vocacionada para relógios, acessórios e objetos de marca, de moda e de coleção para homem e senhora.
Em 2013, a empresa investiu num sector diferente, criando um atelier de criação e gravação em todo o tipo de materiais, onde se destaca a gravação 3D em objectos de cristal óptico.
Em 2013 é adoptada a actual constituição jurídica: a sociedade por quotas
Tecnoteles, Lda.

Em 2019, desenvolve-se uma reestruturação interna, passando a Loja Original Ourivesaria Teles Fundada em 1928, a ser propriedade da Empresa Tecnoteles, Lda.

Em 2021, pela primeira vez na sua longínqua História a Ourivesaria Teles, passa a ter uma Avaliadora de Artigos com Metais Preciosos e de Materiais Gemológicos Certificada pela Imprensa Nacional Casa da Moeda.

No ano de 2024 comemora-se 40 anos de dedicação do percursor Miguel Teles à empresa e à sua profissão, sendo o relojoeiro e ourives da Terceira Geração da Família Teles.
